Confira o Release da Etapa Laço Preto

11º Circuito CAIXA Cross Parques - 2017

    O Circuito CAIXA Cross Parques entra na sua 11º Edição, levantando a bandeira dos laços da consciência, para que os atletas e público em geral, possam ter conhecimento das causas e medidas preventivas, contra os diversos tipos de câncer que atingem milhares de brasileiros.

    Nesta quarta etapa que será realizada no Park Lozandes (ao lado do Paço Municipal), em Goiânia, denominada Laço Preto, estamos chamando a atenção para a prevenção e o combate ao Câncer de Pele.

    O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol.

    O câncer de pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor.

    Os três tipos mais frequentes de câncer de pele:

Carcinoma Basocelular - Originado das células da camada basal, é o tipo de câncer de pele mais frequente (70% dos casos) e com menor potencial de malignidade. Atinge principalmente pessoas de pele clara e está diretamente relacionado com a exposição solar acumulada ao longo da vida.

Carcinoma Espinocelular - Segundo tipo mais comum de câncer de pele, é originado das células da camada espinhosa, tem crescimento mais rápido e pode enviar metástases à distância para gânglios linfáticos e outros órgãos. Também é conhecido como carcinoma epidermóide e ocorre de forma bem menos frequente que o basocelular.

Melanoma - Originado das células que produzem o pigmento da pele (melanócitos), é o câncer de pele mais perigoso. Frequentemente envia metástases para outros órgãos que podem levar o paciente ao óbito, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para a sua cura. O tratamento é cirúrgico na maioria das vezes ou através da destruição das lesões por radioterapia ou criocirurgia com nitrogênio líquido. A prevenção: usar filtro solar FPS no mínimo 30, diariamente; procurar evitar os momentos de maior insolação do dia (entre 10h e 16h) e ficar na sombra o máximo que você puder; além do protetor solar, use protetores físicos, como chapéus e camisetas

      Agora que já demos nosso recado, vamos para as informações da prova que irá dar sequência no calendário de corridas do 11º Circuito Caixa Cross Parques.

      No dia 15 de julho de 2017, no Parque Lozandes (ao lado do Paço Municipal), em Goiânia - GO, os atletas estarão dando a largada para completar os percursos de 5 km e 10 km, a partir das 16 horas. Para facilitar o acesso ao local da largada, basta baixar gratuitamente o aplicativo Circuito CAIXA Cross Parques através sistema Android e/ou IOS, ou então digitar no Google Maps e/ou Waze o destino: “Cross Parques Paço Municipal”.

     A entrega dos kits dos competidores será iniciada a partir das 13:30 no local da corrida para que os atletas possam ter o tempo necessário para se preparar, aquecer e largar as 16h, com total segurança, conforto e tranquilidade. O local possui estacionamento para as pessoas que forem de carro para a prova.

     Lembrando que, como em todas as Etapas do Circuito, estamos disponibilizando gratuitamente, massagistas especializados para relaxar a musculatura dos atletas participantes.

     Por se tratar de uma prova com nível técnico maior, estão previstos 4 pontos de hidratação para o percurso de 10 km e 3 pontos de hidratação para o percurso de 5 km.

     No percurso de 10 km, haverá três pontos contendo copinhos de água, localizados nos km 2,4, 5,8 e 7,4, além de um ponto contendo sachê de isotônico, no km 8,8. Já no percurso de 5 km, teremos dois pontos contendo copinhos de água, localizados nos km 2,3 e 4, além do  ponto contendo sachê de isotônico, no km 4,4.

     Como em todas as etapas do Circuito Caixa Cross Parques, haverá apresentação de banda local. Contaremos com a presença da Banda Sem Mangos para fazer animação desta etapa que irá se apresentar a partir das 15h.

     A assessoria esportiva que levar o maior número de atletas ganhará um troféu para incentivar a participação e a saudável competição entre os participantes de grupos de corrida.

     O kit atleta é composto por camiseta, pochete, sacola reciclada de pet, número de peito e chip de cronometragem eletrônico descartável, para que os atletas tenham o máximo em conforto a um baixo custo de inscrição.

     A prova no Parque Lozandes (ao lado do Paço Municipal) está limitada em 1.000 atletas. O parque receberá toda estrutura sustentável que o circuito dispõe e a largada será a partir das 16 horas do sábado, dia 15 de julho de 2017.

     Os cinco atletas primeiros colocados da categoria feminino e masculino de 5 e 10 KM irão receber troféus, e todos os demais medalhas de participação da Etapa Laço Preto.

 

 

Para maiores informações: www.crossparques.com.br ou pelo aplicativo de celular (Circuito CAIXA Cross Parques).

Realização: Instituto Brasil Adentro

Patrocinador Oficial: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL