Regulamento

Art. 1. O Circuito CAIXA Cross Parques tem a finalidade de difundir e fomentar no país, a prática da modalidade do Atletismo, denominada Cross Country, bem como promover as reservas ambientais e parques de multiuso do Distrito Federal, Uberlândia e Goiânia;

Art.2. O Circuito é organizado pelo Instituto Brasil Adentro, seguindo as regras e normas da CBAt;

Art. 3. O horário da largada da prova ficará sujeita as alterações em razão do horário de verão; da quantidade de inscritos; por problemas de ordem externa, tais como tráfego intenso, suspensão no fornecimento de energia, falhas de comunicação, dentre outros;

Art.4. Podem participar do Circuito atletas amadores e profissionais, com idade superior a 16 anos de forma individual e/ou equipes de corridas, conforme determina a CBAt;

Art.5. Cada etapa poderá ter um ou dois percursos, sendo que a distância será de aproximadamente 5 km e 10 km, respectivamente. Todas as categorias poderão competir nos percursos disponíveis em cada etapa, sendo que as condições técnicas de cada um deles, deverão seguir o que determina a modalidade do Cross Country, ou seja, utilização de trilhas, transposição de cursos de água, obstáculos, estradas de terra, dentre outras;

Art. 6. As provas serão realizadas obrigatoriamente em um só dia;

Art 7. As inscrições para cada etapa serão realizadas somente pelo site www.crossparques.com.br; no site www.centraldacorrida.com.br e no App Circuito CAIXA Cross Parques, no período determinado pela organização, limitando o número de participantes em 1.000 atletas, para cada prova; não havendo outros postos de inscrição. O valor unitário para participar de cada prova é de R$ 80,00 (oitenta reais) por inscrição/atleta, exceto nas etapa Desafio Cross que terão o valor fixado por regulamento correspondente;

Art 8. Parte do valor cobrado pela inscrição online, será revertido na compra de cestas básicas para serem doadas as Instituições de Caridade à escolha da organização.

#1º. O valor da inscrição não será devolvido, caso o participante desista de participar da prova.

Art. 9. No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento, assinalando a opção apresentada no sistema on-line, o(a) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o TERMO DE RESPONSABILIDADE parte integrante deste regulamento.

Art 10. A inscrição na prova Circuito CAIXA Cross Parques é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar os organizadores do evento, formalmente e por escrito, será responsável por qualquer acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da Comissão Organizadora da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova.

Art. 11. Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas no cadastro de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o (a) atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.

Art 12. As inscrições serão encerradas 05 (cinco) dias antes do sábado marcado para a realização da prova, ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite técnico definido para a prova.

#1º. A organização poderá a qualquer momento suspender ou prorrogar prazos ou, ainda ampliar ou limitar o número de inscritos, em função de necessidades e disponibilidades técnicas, sem prévio aviso;

#2º. Ao participar do Circuito CAIXA Cross Parques o(a) atleta aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, assume as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.

Art 13. As faixas etárias para as categorias masculino e feminino são as seguintes:

- Juvenil: 16 a 18 anos;  

- Adulto 1: 19 a 25 anos;

- Adulto 2: 26 a 32 anos;

- Adulto 3: 33 a 38 anos; 

- Adulto 4: 39 a 44 anos;

- Senior 1: 45 a 55 anos;

- Senior 2: a partir de 56 anos. 

#1º. A idade a ser considerada á que o atleta terá em 31 de dezembro de 2016.

#2º. Os atletas menores de idade, somente poderão participar da prova na categoria juvenil, acompanhados pelos pais e/ou representante legal. Não haverá categoria para atletas com necessidades especiais e cadeirantes.

Art 14 . Entrega de Kits:

#1º - A entrega do kit atleta de corrida ocorrerá no dia e local em que acontecerá a prova, a partir das 13:30H.

#2º - Encerramento da entrega do kit atleta será às 15:50H, impreterivelmente;

#3º. O(a) atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização perderá o direito ao kit. Não serão entregues kit atleta de corrida após o evento.

#4º. O Kit somente poderá ser retirado pelo(a) atleta inscrito mediante apresentação do documento de confirmação de inscrição, o respectivo recibo de pagamento e RG.

#5º. A retirada de kits só poderá ser efetivada por terceiros mediante apresentação de autorização especifica para este fim e cópia de documento de identificação do inscrito.

#6º. No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir os seus dados e o número de peito.

#7º. Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do kit.

#8º. O tamanho das camisetas está sujeita a alteração, de acordo com a disponibilidade.

#9º. O(a) atleta está autorizado a correr com sua própria camiseta.

Parágrafo único. O(a) atleta não poderá alegar impossibilidade de correr no evento, caso não tenha camiseta em tamanho que lhe sirva.

Art 15. Sistema de cronometragem e entrega do chip.

#1º. O sistema de cronometragem a ser utilizado será o transponder (chip).

#2º. O tempo de todos os corredores que participarem da prova será cronometrado e informado posteriormente, desde que observadas às normas previstas neste regulamento.

Parágrafo único. Não haverá tempo de tolerância decorrente dos atrasos para a retirada dos chips.

Art 16. O uso do chip é obrigatório, acarretando na desclassificação do(a) atleta quando se observar, por algum fiscal, à falta do uso do mesmo.

#1º. O chip deverá ser fixado no cadarço do tênis.

#2º. A utilização do transponder (chip) é de responsabilidade única do atleta, assim como as consequências de sua não utilização.

#3º. A utilização inadequada do chip pelo(a) atleta acarreta a não marcação do tempo, isentando a Comissão Organizadora e a Federação na divulgação dos resultados.

Art 17. O(a) atleta deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. Igualmente, não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas regras causará a desclassificação do(a) atleta.

Art 18. A cada competidor será fornecido um número que deve ser usado visivelmente no peito, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem esta exigência.

Art 19. É obrigatório o uso do número do(a) atleta no peito, sendo que qualquer mutilação dos números implicará em sua desclassificação.

Art 20. Somente os atletas das categorias geral masculino e feminino, receberão troféus de primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto colocados, por etapa, não havendo premiação em dinheiro.

#1º. Os atletas receberão ao completarem a prova, uma medalha de participação;

Art 21. Todos os atletas individuais e participantes por equipe que tenham feito suas inscrições para uma etapa terão de comparecer no dia e local de determinados para a prova, impreterivelmente até às 15:30H, para receber o kit corrida (número de peito e camiseta) para poderem participar da prova.

Art 22. Todos os atletas que fizerem suas inscrições estarão se responsabilizando pelos dados fornecidos, bem como aceitam totalmente o Regulamento da Prova, passando a participar da prova por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de suas condições físicas e aptidão para participar da prova.

#1º. Todos os atletas deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para a participação na prova, pois a organização não se responsabiliza pela saúde dos mesmos;

#2º. O competidor é responsável pela decisão de participar de cada prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição;

#3º. Haverá em cada prova, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança no percurso, para garantia dos atletas;

#4º. A organização não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela prática da corrida. Porém, em cumprimento as normas da CBAt, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde. O(a) atleta ou seu(sua) acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a organização de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.

Art 23. A arbitragem da competição será realizada pela Hp Cronometragem que terá total responsabilidade e autoridade para decidir sobre os casos omissos ao regulamento;

Art 24. Ao longo de todo o percurso de 5 km, haverá 2 (dois) pontos de hidratação, sendo que no percurso de 10 km haverá 3 (três) postos de hidratação, ambos com água.

Art 25. Será disponibilizado uma tenda de guarda-volumes para os participantes poderem ter seus pertences armazenados, enquanto participam da prova;

#1º A Comissão Organizadora não recomenda que sejam deixados bens de alto valor no Guarda-Volumes tais como, relógios, joias, equipamentos eletrônicos, celulares, cheques, ou cartões de crédito. Não haverá reembolso, por parte da Comissão Organizadora, bem como de seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente aos equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem tampouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os atletas/ participantes venham a sofrer durante a participação neste evento;

Art 26. Todos os participantes do evento, atletas, staffs, organizadores e público em geral, cedem todos os direitos de utilização de sua imagem para a empresa organizadora.

Art. 27. A organização, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova.

#1º Os (as) atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de segurança pública, não gerando qualquer responsabilidade para a organização. Assim a corrida poderá ser adiada ou cancelada a critério da Comissão Organizadora, sendo comunicado aos inscritos está decisão pelo do site oficial da corrida e/ou no local e horário da largada da prova;

Art 28. A cronometragem dos atletas será feita por equipamentos eletrônicos e filmagem, sendo que o resultado de cada etapa estará disponibilizado no site www.crossparques.com.br, em até 72 horas, após o término da prova;

#1º. Os protestos ou reclamações relativos ao resultado final da competição referentes aos primeiros colocados e/ou condução da prova deverão ser feitas, por escrito, até trinta minutos após a divulgação oficial do resultado, à Organização do Evento.

Art 29. A Comissão Organizadora poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, alterar ou revogar este regulamento, total ou parcialmente, informando as mudanças pelo site oficial da corrida (www.crossparques.com.br);

Art 30. Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.